Por onde começo a construção da minha piscina?

É inverno, e muitas pessoas aproveitam esta época do ano para fazer a construção da piscina de casa, até porque em regiões como o sul e o sudeste do Brasil o inverno não têm muita chuva, o que facilita a obra. Para ajudar você, separamos o passo a passo de como a piscina é construída, confira:

Como a piscina é estruturada?

Existem diferentes sistemas, mas os mais comuns no Brasil são os de alvenaria estrutural, concreto armado, e os pré-moldados, como as piscinas de fibra de vidro.

É importante entender que, seja qual for o sistema adotado, uma piscina é uma construção, assim como um cômodo da sua casa. O fato de estar enterrada não facilita a construção, mas, sim, complica, porque vazia a piscina tem que suportar a pressão da terra ao redor, como uma espécie de subsolo raso.

Impermeabilização da piscina

No caso das piscinas de fibra de vidro, elas já vêm impermeabilizadas, ou seja, a água de dentro da piscina só vazará se houver algum furo no tanque, ou vice versa (dependendo da situação, pode acontecer de a água do solo penetrar no tanque).

Já as piscinas construídas (não importa se de concreto, de alvenaria armada ou de outros sistemas menos utilizados), devem ser impermeabilizadas. Essa impermeabilização é similar à de uma laje de cobertura. Uma impermeabilização bem feita proporciona uma vida longa para sua piscina, e evita vazamentos e problemas futuros.

Revestimentos

Existem diversas opções de revestimentos para piscinas. No caso das piscinas pré-moldadas, a própria fibra de vidro do tanque já cumpre esse papel. Mas a piscina pode ser revestida com pedras, azulejos, pastilhas cerâmicas (esmaltadas ou não), tesselas de vidro, mosaico, e uma série de outros acabamentos.

Filtragem

Seja qual for o tipo de construção, as piscinas precisam ter um sistema de filtragem, e eles são todos muito similares. Existem, é claro, diversos fabricantes e produtos diferentes, mas o sistema é sempre parecido.

A piscina deve ter um ralo de fundo e um sistema que mantenha a água circulando. Para isso é necessário uma bomba de água e um sistema de filtragem (os mais comuns são os filtros de areia, mas existem variações).

Ao planejar sua piscina, tenha em mente o sistema construtivo, os revestimentos e a área do entorno, como o piso, o paisagismo e se ela vai pegar bastante sol. No caso das piscinas de fibra de vidro, pesquise muito antes de decidir. Já para as piscinas construídas, vale muito a pena discutir bastante o projeto, considerar profundidades diferentes, apoios, decks molhados e até espaços para hidromassagem. Faça um bom projeto, ainda dá tempo e aproveite o verão descansado!

Balneário 01 DSC02661

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>