O piso cimentício cria limo?

Seguidamente clientes e arquitetos entram em contato, perguntando se o piso cimentício atérmico cria limo. A resposta é bem objetiva: NÃO.

A proliferação do limo está diretamente relacionada a ambientes úmidos, com pouca incidência de sol e sem a devida limpeza.

Para esclarecer, é preciso entender o que é o limo. O limo é um ser vivo clorofilado (por isso geralmente, é verde) que vive e se desenvolve em ambientes úmidos ou que ficam úmidos por algum motivo. Por ser uma alga, é naturalmente um ser de ambiente aquático. Mas pode se desenvolver em pisos, calçadas, vasos, muros e afins, se tiver as condições propícias.

Como se pode observar nas fotos abaixo, o limo pode se desenvolver em cerâmicas, porcelanatos, lajotas, pedras naturais, etc. Ou seja, em qualquer revestimento que esteja inserido em um ambiente propício para o seu desenvolvimento.

Mas temos boas notícias. Hoje há no mercado vários produtos desenvolvidos para evitar a proliferação do limo, como os hidro ou oleofugantes. Também há excelentes produtos para a limpeza de revestimentos cimentícios, cerâmicos ou pedras naturais onde o limo se desenvolveu.

Então, apenas para lembrar:  cuidado na hora de comprar um piso, se disserem que os outros pisos criam limo e o revestimento que está sendo vendido não cria, não é verdade. Como vimos acima, a causa do limo são fatores externos e não o piso em si.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>