Piscina de água salgada, você teria?

Está cada vez mais comum e a tendência é que surjam mais piscinas de água salgada como alternativa às tradicionais piscinas de cloro. Ambas têm vantagens e desvantagens, por isso, separamos algumas curiosidades que pode ser útil na hora de se decidir:

 Vantagens

Menos químicos: uma das grandes vantagens das piscinas de água salgada é a redução no uso regular de químicos tóxicos, o que para além de excluir o cheiro do cloro, faz da piscina de água salgada uma alternativa muito amiga do ambiente.

Menos manutenção: uma piscina de água salgada requer muito menos manutenção do que uma piscina de cloro uma vez que estas têm um funcionamento de auto limpeza que não requer uma atenção constante. O gerador de cloro encarrega-se de converter o sal numa espécie de cloro que assegura a higiene da piscina, evitando ainda a formação de algas.

Custo: embora o investimento inicial de uma piscina de água salgada possa ser mais elevado quando comparado com uma piscina tradicional, esse é um investimento que trará retorno a médio-longo prazo, devido aos seus custos baixos de manutenção. Estima-se que custa, em média, menos 50% manter uma piscina de água salgada em relação a uma piscina de cloro.

Bem-estar: nadar numa piscina de água salgada é uma experiência muito agradável, uma vez que o sal é mais suave na pele do que o cloro. Para além disso, uma piscina de água salgada não provoca sintomas como olhos vermelhos, pele irritada/com comichão e cabelo danificado/descolorado, típicos das piscinas com cloro.

Saúde: é sabido que as piscinas de cloro criam organoclorados que, espelhando as hormônios humanas, podem contribuir para a infertilidade, para perturbações no sistema imunitário e a formação de alguns tipos de tumores, para além de serem prejudiciais para quem sofre de asma ou enfisema. Com uma piscina de água salgada, não existe a formação de organoclorados.piscina2

Desvantagens

Funcionamento: uma das desvantagens das piscinas de água salgada está relacionada com o seu modo de funcionamento, ou seja, para que o seu sistema opere sempre a 100%, a bomba tem de estar constantemente a trabalhar, o que vai, naturalmente, aumentar os custos energéticos.

Incrustações: um sistema de piscina à base de sal vai atrair muito mais cálcio às suas placas de titânio antes de este ser reintroduzido na água – o excesso de cálcio irá contribuir para a formação de depósitos do mesmo na superfície da piscina. Este problema é bastante comum nas piscinas de água salgada e requer uma maior limpeza, até para evitar a corrosão da piscina.

Corrosão: um dos maiores problemas, e consequente desvantagem das piscinas de água salgada, é a corrosão. O sal é uma substância por si só bastante corrosiva, podendo facilmente deteriorar as áreas em metal da piscina e a sua superfície, assim como o mobiliário de exterior. Além disso, se a piscina for aquecida, o sal pode gerar cloro em excesso e dissolver o aquecedor em poucos dias.

Custo: embora sejam mais econômicas em termos de manutenção, as piscinas de água salgada são mais caras do que as piscinas de cloro, requerendo um investimento inicial mais avultado. Além disso, o equipamento e as peças de substituição para uma piscina de água salgada também são tradicionalmente mais caras.

Eai, qual a sua opinião sobre aderir a uma piscina de água salgada?

2 pensamentos em “Piscina de água salgada, você teria?

  1. Temos em casa uma piscina com tratamento alternativo a base de sal que é transformado numa espécie de cloro, mas, este ano estão surgindo fungos e não conhecemos tratamento pata evita-los, não usamos nenhum produto químico, pratica comum nas piscinas com tratamento a cloro. Agradeço a atenção, aguardo orientação, sugestões e soluções.

    • Salete, agradecemos o seu comentário. Indicamos que procure um profissional especializado para auxiliá-la nesta questão.
      O nosso foco são revestimentos cimentícios para a borda da piscina e a área externa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>